• ALMEIDA, Martinho, I. R. de (2001). Manual de planejamento estratégico: desenvolvimento de um plano estratégico com a utilização de planilhas excel. São Paulo: Atlas.
  • AMATO NETO, J. (2000) Redes de cooperação produtiva e clusters regionais: oportunidades para as pequenas e médias empresas. São Paulo: Atlas.
  • BATY, G. B. (1994). Pequenas e médias empresas dos anos 90: guia do consultor e do empreendedor. SãoPaulo: Makron Books.
  • CARMELLO, Milton H. M.; SCHOEPS, Wolfgang (1970). Administração contábil e financeira na pequena empresa brasileira. Rio de Janeiro: FGV.
  • CASAROTTO FILHO, N.; PIRES, L. H. (1999). Redes de pequenas e médias empresas e desenvolvimento local: estratégias para a conquista da competitividade global com base na experiência italiana. São Paulo: Atlas.
  • CAVALCANTI, Marly; FARAH, Osvaldo E.; MELLO, Álvaro A. A. (1981). Diagnóstico organizacional: uma metodologia para pequenas e médias empresas. São Paulo: Ed. Loyola.
  • CENTRO DE ENSINO TECNOLÓGICO DE BRASÍLIA – CETEB (1995). A grande dimensão da pequena empresa: perspectivas de ação. Brasília: SEBRAE.
  • CHÉR, Rogério (1990). A gerência das pequenas e médias empresas: o que saber para administrá-las. São Paulo: Maltese.
  • CORDEIRO, L.L.; CARVALHO, A.R.de C.; PEREIRA, L.C.B. (1968) Administração geral e relações industriais na pequena empresa brasileira. Rio de Janeiro: FGV.
  • FISCHMANN, Adalberto A.; ALMEIDA, Martinho I. R. (1991). Planejamento estratégico na prática. – 2.ed. - São Paulo: Atlas.
  • GOLDE, Roger A. (1986). Planejamento prático para pequenas empresas. In: Coleção Harvard de Administração. São Paulo: Nova Cultural, v.9, p.7-34.
  • GONÇALVES, A.; koprowski, S.O. (1995). Pequena Empresa no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado: Editora da Universidade de São Paulo.
  • IIDA, I. (1984). Pequenas e médias empresas no Japão. São Paulo: Brasiliense.
  • KRUGLIANSKAS & TERRA (2003). Gestão do conhecimento em pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro: Campus.
  • KRUGLIANSKAS, I. (1996) Tornando a pequena e a média empresa competitiva. São Paulo: Instituição de Estudos Gerenciais e Editora.
  • LONGENECKER, J.G.; MOORE, C.W.; PETTY, J.W.(1997) Administração de pequenas empresas: ênfase na gerência empresarial. São Paulo: Makron Books.
  • MACHLINE, Claude; MOTTA, Ivan de S.; WELL, Kurt E. (1966). Administração da produção na pequena empresa brasileira. Rio de Janeiro: FGV.
  • MATIAS, Alberto B.; LOPES Jr., Fábio (2002). Administração financeira nas empresas de pequeno porte. São Paulo: Manole.
  • MORAIS, Ednalva F. C. (Coord.) (1999). Inteligência competitiva: estratégias para pequenas empresas. Brasília: GH comunicação Gráfica Ltda.
  • MORRIS, M. J. (1991) Iniciando uma pequena empresa com sucesso. São Paulo: Makron, McGraw-Hill,.
  • OLIVEIRA, M. A. L. (1994). Qualidade: o desafio da pequena e média empresa. Rio de Janeiro: Qualitymark.
  • PEREIRA, C. J. S. (1994). Como abrir uma pequena empresa e ter sucesso. São Bernardo do Campo: FCA.
  • RATTNER, H. (coord) (1985) Pequena empresa: o comportamento empresarial na acumulação e na luta pela sobrevivência. São Paulo: Editora Brasiliense.
  • RESNIK, P. (1990). A bíblia da pequena empresa: como iniciar com segurança sua pequena empresa e ser muito bem-sucedido. São Paulo: McGraw-Hill, Makron Books.
  • RICHERS, Raimar; FIGUEIREDO, Orlando; HAMBURGER, Pólia L. (1967). A administração de vendas na pequena empresa brasileira. Rio de Janeiro: FGV.
  • RUAS, Roberto L.; PINHEIRO, Ivan A. (1996). Sua empresa é competitiva? Diagnóstico de competitividade para as micro e pequenas empresas comerciais. Brasília: Ed: SEBRAE.
  • SANTOS, S. A.; PEREIRA, H. J.; FRANÇA, S. E. A. (1994). Cooperação entre micro e pequenas empresas: uma estratégia para o aumento da competitividade. São Paulo: Sebrae.
  • SANTOS, Silvio A.; PEREIRA, Heitor J. (Org.) (1995). Criando seu próprio negócio: como desenvolver o potencial empreendedor. Brasília: Ed. SEBRAE.
  • SAVIANI, J. R. (1994) Repensando as pequenas e médias empresas. São Paulo: Makron Books.
  • SCHELL, J. (1995) Guia para gerenciar pequenas empresas: como fazer a transição para uma gestão empreendedora. Rio de Janeiro: Campus.
  • SCHUMACHER, E. F. (1983). O negócio é ser pequeno. Um Estudo de Economia que leva em conta as pessoas. Traduzido por Octávio Alves Velho. 4.ed. Rio de Janeiro: Zahar.
  • SOUZA, Maria C. A. F. (1995). Pequenas e médias empresas na reestruturação industrial. Brasília: Ed. SEBRAE.
  • STEINDL, J. (1990) Pequeno e grande capital. São Paulo: Hucitec; Campinas: Editora da Unicamp.
  • WHEELEN, T.L. & HUNGER, J.H. (1993). Strategic issues in entreprenurial ventures and small business. In: Cases in Strategic Management. 4th ed. Reading: Addison-Wesley.
  • YÁZIGI, Eduardo. (2000). A pequena hotelaria e o entorno municipal: guia de montagem e administração. São Paulo: Contexto.

Última atualização (Sex, 20 de Junho de 2008 12:35)